por Donato Heinen, de São Mamede, Leiria, Portugal
Se inscreva no meu canal do YouTube Pelo Mundo com Donato Heinen
Fátima – O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é um dos mais importantes santuários marianos do mundo da Igreja Católica. Foi edificado no local onde os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e Lúcia dos Santos foram testemunhas das aparições de Nossa Senhora, em 13 de maio de 1917. A primeira edificação data de 1919 – a Capelinha das Aparições. As principais são a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Basílica da Santíssima Trindade. Esta, com a impressionante capacidade de acomodar 8.633 pessoas sentadas.
Dia 13 – Conforme o testemunho dos três pastorinhos, ocorreram seis aparições de Nossa Senhora. Sempre no dia 13, nos meses de maio, junho, julho, setembro e outubro de 1917, no lugar denominado Cova da Iria, em Fátima. Já em agosto, a aparição foi no dia 19, no local conhecido como Valinhos. No sábado 13, dezenas de milhares de peregrinos estiveram em Fátima para a comemoração dos 106 anos da primeira aparição. Embora seja uma cidade com população expressiva, em torno de 12 mil pessoas, Fátima não é município, deixando a desejar em sua infraestrutura para o número de pessoas que lá residem, além dos visitantes.
Centenário – No dia 13 de maio de 2017, o papa Francisco esteve em Fátima para celebrar a solenidade de comemoração dos cem anos das aparições de Nossa Senhora para os pastorinhos. Na ocasião, ele canonizou Francisco e Jacinta Marto, beatificados pelo papa João Paulo II, em 2000.
Convento de Cristo – Aproveitamos o domingo ensolarado de 23 de abril para conhecer o Convento de Cristo. Fica a apenas 38 km daqui, na cidade de Tomar. A construção iniciou em 1160 e foi concluída centenas de anos depois, tendo sido a sede da Ordem dos Templários. É um dos mais importantes conjuntos monumentais de Portugal, o que lhe rendeu a definição de Patrimônio Mundial, em 1983. O castelo passou a ser definido como a sede da Ordem de Cristo em 1357, 45 anos após a extinção da Ordem dos Templários. Apesar de boa parte da estrutura estar em reforma, o local está aberto à visitação. É quase inacreditável como as pessoas conseguiram edificar uma obra tão monumental, há centenas de anos, com os materiais e a tecnologia então disponíveis.
Lisboa – A capital portuguesa é repleta de atrações turísticas. Dentre os pontos visitados em meados de abril merecem destaque o Miradouro da Senhora do Monte e a famosa Torre de Belém. A Torre é uma fortificação na margem direita do Rio Tejo, ícone da arquitetura do rei D. Manuel I, cuja construção iniciou em 1514, sendo concluída 6 anos depois. Foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1983. Recebe milhares de turistas todos os dias. Já o Miradouro é um local de visão privilegiada de Lisboa, também muito visitado. Subimos centenas de degraus para chegar até ele. Mas valeu à pena. A vista de grande parte da capital é deslumbrante.
Grutas da Moeda – Esta região de Portugal, no Distrito de Leiria, é privilegiada com muitas belezas naturais e obras seculares. No primeiro domingo de maio, conhecemos mais uma maravilha da natureza forjada ao longo de milhares de anos, embora a descoberta seja relativamente recente. As Grutas da Moeda foram descobertas em 1971 e ficam na área rural da Freguesia de São Mamede, município de Batalha, a apenas 3 km daqui onde estamos morando, na Vila Vale de Ourém.
Calcário – Consta que dois caçadores que perseguiam uma raposa encontraram esta gruta calcária composta por diversas galerias naturais. Não existe qualquer vestígio externo da gruta no local. O acesso é através da parte subterrânea de um prédio onde funciona uma loja de souvenir. A parte que pode ser visitada tem extensão de 350 metros e profundidade de 45 metros.
Iluminação – A visita é guiada para grupos de cerca de 20 pessoas a cada meia hora, havendo demanda. No percurso, podem ser vistas formações de estalagmites e estalactites de beleza ímpar. O crescimento destas formações ocorreu ao longo de vários milênios por causa da infiltração da água da chuva, que leva pequenas porções de calcário, formando belíssimos desenhos. Centenas de lâmpadas dão um colorido especial ao ambiente.
Cruzeiro de navio – Navios de cruzeiro são embarcações gigantescas, verdadeiras cidades flutuantes. Entre os dias 13 e 20 deste mês, a Luciana e eu fizemos nossa sétima viagem de navio. O roteiro iniciou em Barcelona, passando por Cannes (França), Gênova, La Spezia e Civitavecchia (Itália) e Palma de Mallorca (Espanha), culminando com o retorno a Barcelona. Na próxima edição, detalhes sobre esta viagem pelo Mar Mediterrâneo.