sa1sa5s5a4sa58

CastraCão um projeto para mudar o futuro

De acordo com estimativa da Associação Amigos dos Animais (Amigan), a cidade de Santa Rosa possui aproximadamente 3 mil cães e gatos abandonados e procriando de forma desordenada, para se ter uma ideia, só na Vilas são pelo menos de 5 a 6 animais por rua.

Diante dessa triste e preocupante situação, o Vereador agora Presidente do Legislativo Aldair Melchior (Cidadania), apresentou em sessão ordinária do Legislativo Municipal, uma indicação para que Santa Rosa possa dispor de uma unidade móvel para a realização de castrações de cães e gatos.

Aldair Melchior destacou “Já venho acompanhando durante algum tempo a luta das ONGs de Santa Rosa para conseguir viabilizar esse serviço na cidade”. A prefeitura no ano de 2015 possuía um ônibus que deveria ter sido adaptado para ser um Castramóvel, inclusive com recursos destinados para a adaptação do tal ônibus, fato que infelizmente não aconteceu, nossa reportagem entrou em contato com o Diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana Carlos Losekan, no qual informou que ônibus foi leiloado e arrematado.

Para dar continuidade no projeto o veículo X60, 1.8, Lifan, ano 2016, foi entregue e passará por regularização da documentação antes de ser integrado à frota do Município onde será utilizado futuramente no Projeto CastraCão. A doação da Receita Federal ocorreu por intermédio do secretário Betto Almeida e a Defensora Pública, Cristiane Chitolina Friedrich, junto ao delegado da Receita Federal Arlei Carlos Schons. “Estamos muito feliz com a rapidez e andamento desse processo, queremos que siga no mesmo ritmo” disse Aldair.

Sobre o funcionamento do castração Aldair relatou como vai funcionar, “Vamos levar o castracão para um determinado local definido em escala, onde ficará durante o dia com uma equipe completa, que poderá fazer em torno de 30 cirurgias em um dia, será importante o trabalho das ONG´s e associação de moradores para já ter os animais que passaram pelo procedimento cirúrgico, o foco inicial será os animais de rua, em um segundo momento nos animais de famílias de baixa renda. Juntamente com a castração será realizada a chipagem do animal. Com certeza logo estará em funcionamento o projeto”.

“Temos que parabenizar essa iniciativa e todos os envolvidos, sou defensor dessa causa, tenho animais desde criança tenho essa paixão, esse projeto vem em boa hora, à quantidade de animais pelas ruas é impressionante, quando começar a funcionar terá uma redução para o futuro. Teremos um projeto que será exemplo no estado, um projeto que será fiscalizado pela população, quem ganha com isso é Santa Rosa”, relatou o secretário Betto Almeida.

O novo veículo irá reforçar as estratégias de atenção aos animais de rua atendidos pela seção de Bem Estar Animal da secretaria de Desenvolvimento Sustentável, bem como integrar futuramente o Projeto CastraCão, objetivando a castração de cães e gatos para o controle da população animal, a prevenção e o controle das zoonoses no município de Santa Rosa além de auxiliar as ONGs de proteção aos animais.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *