CONOMALI

Caravana até Mato Grosso

Em 23 de março de 1955, partiu de Santa Rosa-RS a caravana pioneira de zoneamento e demarcação do perímetro da Gleba Arinos, integrada por vinte homens e chefiada pelo diretor Alfredo Leandro Carlson. Viajando em dois caminhões (um Ford F 600, ano 54, e um Austin, ano 55), um utilitário (Mercedes Benz modelo Unimog, ano 54) e um jeep (Willys, ano 51), o grupo avançou pelas precárias estradas da época através dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, até Mato Grosso. A caravana levava mantimentos, ferramentas, combustível, dois barcos a motor e treze cães.

Porto dos Gaúchos tem origem na empresa CONOMALI – Colonizadora Noroeste Matogrossense S/A, que na década de cinquenta era sediada em Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa da empresa era fruto do esforço colonizador do Estado de Mato Grosso, na década de cinquenta.

A fundação de Porto dos Gaúchos foi historicamente marcada por uma Ata escrita no próprio local, em 03 de maio de 1955, seis quilômetros acima da barra do ribeirão Mestre Falcão, no rio Arinos. O ato foi presidido pelo gaúcho Guilherme Meyer. A localidade era também conhecida, popularmente, como Gleba Arinos. Era pioneira nesse rio.

A denominação Porto dos Gaúchos efetivou-se em função de que os formadores do núcleo que originou o atual município provinham do Estado do Rio Grande do Sul – os gaúchos. E, obviamente, pelo porto de chegada ao núcleo, no rio Arinos, único meio de acesso. Só mais tarde se procedeu, lentamente, a abertura da estrada pela margem direita do rio Arinos.

Foto arquivo: CONOMALI.

Comments are closed.