sa5s4a5sa

Por que temer o desemprego?

Por Junior R da Silva – Professar Assessoria em Gestão e Profissionalização.

O desemprego é uma das grandes justificativas para reclamações entre familiares, rodas de amigos ou encontros simples na fila de algum estabelecimento, tema que pode causar desafeto entre quem fala sobre o assunto, como para quem ouve e se familiariza com o mesmo, por ter passado algo parecido, mas a grande pergunta que sempre cala muitos comentários é: “…mas por que você foi demitido?”

Na grande maioria dos casos são justificativas que mencionam gestão, direção, alguma queda no processo produtivo ou uma automação nas atividades, ou seja, parou de ser manual para robotizar, vindo a se tornar obsoleto na atividade.

Em raros momentos se fala no desgosto do trabalho, ou que tinha conflitos na equipe, ou seu perfil não era o adequado, etc. Fica fácil apontar o dedo ao invés de admitir a falha, ou sua falta de postura em assumir riscos, assim, todos indicarão atitudes de terceiros ou que o mercado está seleto demais.

Ora, se selecionamos nossos afetos para viver conosco na maioria das vezes, seja no amor ou na amizade, por que as empresas fariam diferente? Sendo nesse caso, existe uma remuneração por trás, pois o que impulsiona um mercado ou produto, é a quantidade de dedicação e amor que você coloca nele, logo, os resultados aparecerão de forma automática. O importante é a caminhada e o trajeto percorrido.

VÁ LÁ E FAÇA ACONTECER!

O desemprego sempre existiu e vai continuar existindo para aqueles que não evoluírem, estudarem, correrem atrás de informações. É importante entender a necessidade do mercado, saber qual é seu sonho, sem isso, pode voltar a chorar que cada vez ficará pior. Busque alternativas para crescimento, corra atrás de cursos e treinamentos, se prepare, pois nada dura para sempre, então esteja preparado quando a oportunidade surgir. Não deixe seus gastos no bar serem a prioridade, invista em você de forma a obter mais conhecimento. Pare de reclamar que uma inscrição de R$200,00 está caro, se você gasta isso em dois finais de semana bebendo e tendo dor de cabeça no outro dia, ganhe conhecimento, ganhe valor, crie oportunidades, estude.

O grande conselho de administração para todos profissionais em todos os ramos é: “Faça o que os outros não querem fazer, ou que acham difícil de fazer”.

Aí está a grande oportunidade do mercado, porque, onde tem coisa fácil de fazer, tem muita gente na fila, mas quando se depara com situação onde você tem que decidir o caminho e não tem muito tempo, esse é o momento mais relevante em uma carreira de sucesso.

As empresas precisam de talentos nas suas organizações, e não de mais mão-de-obra, essa é a grande mudança do mercado atual. Não tem como falar em desemprego se grande parte dos desempregados estão mais a fim de um seguro desemprego ou aposentadoria, do que fazer a diferença e deixar seu legado de referência na empresa ou na família, como um profissional dedicado e disciplinado.

O que se percebe é mudanças de empresas em menos de 12 meses, gerando altos custos para o empregador e a dúvida de novas contratações. A Professar Assessoria em Gestão e Profissionalização prepara profissionais e empresa para este tipo de situação. Não fique na sombra, esperando o tempo passar, se prepare para a tempestade!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *