árvore da vida (4)

Vida & Saúde inaugura Árvore da Vida

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital Vida & Saúde realizou uma ação voltada a emoção. Com a presença de familiares de doadores de órgãos, que passaram por captação no Hospital, o Vida & Saúde inaugurou a “Árvore da Vida”. Localizada no 4º pavimento da Nova Unidade Hospitalar, a Árvore projeta a mensagem da importância da doação de órgãos, e conta com o primeiro nome de cada um dos 21 pacientes que tiveram seus órgãos captados no Hospital.

A ação foi organizada pela equipe de profissionais que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital. “Foi uma forma que encontramos para fazer uma homenagem para esses doadores e para essas famílias, que em meio a dor da perda, encontraram força para um ato de solidariedade, beneficiando outras pessoas”, destacou a médica Caren Gross, integrante da Comissão.

Durante o ato, a diretora-geral do Hospital, Vanderli de Barros, agradeceu a presença de cada familiar, ressaltando a importância de manter viva a memória e o amor por cada doador. Responsável por autorizar a doação de órgãos do filho de 34 anos, dona Elaide, agradeceu pelo ato e destacou a importância da decisão. Acompanhada pelo marido, o casal do interior de Santo Cristo ficou responsável por colar a folha da árvore que levava o nome do filho. Outros três nomes de doadores foram colados por pais, mães e filhos, em um momento de muita emoção.

Desde 2012, o Hospital Vida & Saúde contabilizou 63 protocolos de morte encefálica, sendo que 21 deles evoluíram para a doação de órgãos. Responsável por todo acompanhamento de paciente e familiares nesses casos, a CIHDOTT realiza o contato com a Central de Transplantes do Estado e organiza todo o processo de captação – que é realizado pela equipe de Porto Alegre.

Comments are closed.