Santa Rosa recebe Selo Ouro Unidade Amiga do Idoso do Estado

Santa Rosa recebe Selo Ouro Unidade Amiga do Idoso

Santa Rosa é outra vez destaque no Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (25), o Prefeito Anderson Mantei recebeu mais uma certificação na área da saúde. Em cerimônia realizada na Capital, o Governador Eduardo Leite e a Secretária Estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann, realizaram a entrega do Selo UBS Amiga do Idoso para as cidades contempladas com a premiação. Santa Rosa foi reconhecida com o Selo Ouro, pelo destaque do trabalho desenvolvido na UBS Júlio de Oliveira. Desde setembro de 2021, o Posto faz parte da Rede Bem Cuidar RS. O evento aconteceu na sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e contou com a participação da Coordenadora da UBS, Lenita Dalcin e da Gerente de Atenção Primária à Saúde, Lidiene Superti.

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa já havia sido certificada com os Selos Bronze e Prata por alcançar as metas propostas pelo Estado, e agora, alcança o Selo Ouro para o município. A creditação foi conferida para as Unidades Básicas de Saúde que alcançaram os indicadores de avaliação do programa Rede Bem Cuidar RS. As cidades com destaque realizaram ações que permitissem os usuários idosos, vivenciarem uma atenção eficiente e humanizada. O Governador Eduardo Leite, destacou que as cidades que aderiram à Rede Bem Cuidar, evidenciam seu compromisso com a atenção especializada aos idosos, pautada em avaliações centradas na pessoa e no cuidado multidimensional, “A ação da Atenção Primária à Saúde deve ser de promoção de saúde e de prevenção de doenças. O programa prevê o envelhecimento saudável da população e tem como objetivo melhorar e fortalecer o atendimento do público idoso”.

Além da certificação Selo Ouro – UBS Amiga do Idoso, Santa Rosa também foi selecionada entre as seis melhores experiências do Estado, em mais de 300 municípios. Durante o evento, as servidoras da FUMSSAR apresentaram o trabalho inscrito com o tema: “Valorização Cultural: Ferramenta para Fortalecimento de Vínculos”. O Prefeito Anderson Mantei, esteve presente na solenidade de premiação e ressaltou que o resultado é fruto do trabalho de dedicação e empenho dos servidores do município, “Santa Rosa alcançou mais este reconhecimento, por dar seguimento às melhorias de processos de trabalho que permitem aos idosos vivenciarem uma atenção acolhedora e inclusiva. Nosso agradecimento à equipe da UBS Júlio de Oliveira que assim como todas as demais 17 UBSs do município, realizam um trabalho de qualidade, apostando no envelhecimento saudável dos cidadãos e desenvolvendo ações que promovem um cuidado integral da população”.

A UBS Júlio de Oliveira é também uma das seis unidades que oferecem os serviços no terceiro turno, cinco noites por semana. A unidade abrange as seguintes comunidades: Júlio de Oliveira, Speroni, Valdemar Pizoni e Lajeado Capim, atendendo cerca de 4 mil pessoas.

Comments are closed.