Principal porta de atendimento para casos de urgência e emergência em Santa Rosa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebe cerca 5 mil pacientes por mês. Habilitada pelo Ministério da Saúde (MS), a Unidade passa por constantes avaliações. Na última visita técnica de representantes do MS, a UPA obteve a requalificação, com a aprovação da infraestrutura, do número de profissionais e dos protocolos de atendimento.
“Estamos sempre em um processo de melhoria contínua, por isso, essas visitas se fazem tão importantes, para que possamos alinhar o que pode ser melhorado, a partir deste parecer e das solicitações dos usuários”, explica o gerente de Urgência e Emergência, enfermeiro Silvano Cervo.
Com números recordes de atendimento em 2022, a UPA fechou o primeiro trimestre de 2023 também com altos índices, contabilizando a média mensal de 4.975 atendimentos. Para organizar o atendimento, a UPA conta com um protocolo de acolhimento a partir da classificação de risco, estabelecida pelo Ministério da Saúde e que determina o tempo máximo de espera para cada paciente, de acordo com avaliação e gravidade de cada caso.
Com uma equipe completa de profissionais, a UPA conta com todo apoio de infraestrutura e serviços do Hospital Vida & Saúde, o que agiliza a realização de exames e consultas com especialistas. Em média, cerca de 3 mil exames mensais são realizados a partir de encaminhamentos da UPA – após a avaliação médica – possibilitando um acolhimento completo aos pacientes.