Nesta semana foi aprovado, por unanimidade, no Conselho Universitário da Unijuí, o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Unijuí para o campus Santa Rosa. A aprovação pelo Conselho homologa o projeto para cadastro da proposta na próxima etapa do processo de seleção pública estabelecido através do Edital MEC SERES nº 01/2023, com oferta de 60 vagas anuais, em turno integral.
A busca pela oferta do curso de Medicina pela Unijuí, campus Santa Rosa, é resultado de uma história de inserção comunitária da Universidade em sua região de abrangência, que ao longo dos seus quase 70 anos de atuação, tem desempenhado um papel fundamental na consolidação do Ensino Superior na região, contribuindo significativamente para formação de profissionais e cidadãos que promovem o desenvolvimento regional nas mais diferentes áreas de atuação, em especial na área de saúde.
A comunidade de Santa Rosa e região é apoiadora da iniciativa, tendo a Universidade já recebido menções de apoio à apresentação de proposta ao edital. Um conjunto de 10 instituições de saúde da região que contribuem com a assistência em saúde pelo Sistema Único de Saúde também se comprometeram com a disponibilização de seus espaços como cenários de práticas médicas para os estudantes que estiverem cursando Medicina naquele campus da Universidade.
“Ofertar o curso de Medicina no campus e no município de Santa Rosa é um projeto institucional que potencializa a história de nossa instituição, visando contribuir com a construção de um sistema de saúde a partir de uma formação médica comprometida com os aspectos sociais, econômicos, culturais e epidemiológicos locorregionais. A Unijuí busca, desta forma, potencializar o desenvolvimento e a melhoria da saúde dos indivíduos e da população na região, no Estado e no país, em sintonia com seu propósito de participar do processo de desenvolvimento por meio da Educação Superior”, explica a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
O edital prevê a aprovação de apenas quatro cursos no Estado do Rio Grande do Sul, o que evidencia a importância do apoio da comunidade em busca de mais essa conquista para o município de Santa Rosa, finaliza a vice-reitora.