WhatsApp Image 2023-06-20 at 09.20.56

Uma herança que é passada de geração em geração no interior

No interior de Santa Rosa, na localidade de Candeia Baixa, a calmaria e a prosperidade encontram morada. O agronegócio é o que move economia do país, e a relação do homem com o campo é uma tradição antiga, é nas terras férteis que muitas gerações encontram seu sustento.

Valmir, é agricultor nascido e criado no interior. Em Candeia Baixa, deu o ponta pé inicial no plantio e cuidado com a terra.

“Me criei no interior, sempre fiquei aqui e nunca tive vontade de ir para a cidade, é aqui quero ficar,” ressaltou Valmir Aleknovic.

Essa paixão pelo campo também foi plantada no coração de seus filhos, Jaqueline e Rodrigo, que auxiliam os pais na lida diária. Para eles, o interior é o lar e cresceram testemunhando os esforços dos pais para tornar a terra produtiva, compreendendo o verdadeiro significado da agricultura.

Jaqueline e a mãe iniciam o dia cedo, assumindo a responsabilidade de cuidar dos animais e ordenhar as vacas. É uma rotina disciplinada, pois a ordenha precisa ser feita nos horários certos. Enquanto isso, Rodrigo trabalha lado a lado com o pai na lavoura, sabendo que o trabalho no campo exige esforço constante.

“É um trabalho cansativo, porque não temos hora para trabalhar. Em época de colheita saímos logo que clareia o dia e voltamos a noite. Mas é recompensador e a tecnologia tem nos ajudado a tornar o processo mais fácil,” contou Rodrigo Aleknovic.

Esses jovens fazem parte da nova geração que decidiu tornar o interior seu lar. Compreenderam desde cedo os desafios e a importância do trabalho no campo. Jaqueline criou a página “Geração Agro” para mostrar o dia a dia na agricultura, sem imaginar até onde essa iniciativa poderia chegar.

“Era para ser algo local, mostrando o nosso dia a dia. Mas foi crescendo e hoje eu mostro vídeos de vários Estados e acabo tendo contato com culturas que não temos aqui na nossa região,” disse Jaqueline Aleknovic.

Para os pais que dedicaram tanto tempo e esforço para construir um futuro para os filhos, ver a continuidade desse trabalho é gratificante. A Angelita Aleknovic, conta com alegria que o incentivo para que os filhos valorizassem o local que eles nasceram, veio desde cedo.

“Uma alegria muito grande em ver os filhos continuando o nosso trabalho. E esse amor pela terra, veio desde pequeno, nós os incentivamos a cuidar e cultivar a terra,” contou orgulhosa.

Em Candeia Baixa, Rodrigo e Jaqueline têm a certeza de terem feito a escolha certa. A agricultura que passa de geração em geração, é mais do que apenas um meio de subsistência, é um legado de amor pela terra, pelos animais e pelos ensinamentos de valores que não têm preço.

“Pode ser que trabalhe um pouco mais, mas aqui temos a certeza de um futuro mais promissor,” disse Rodrigo.

A Jaqueline, reforçou o pensamento do Rodrigo e ainda deixou um recado para as famílias que estão no interior:

“O futuro é o interior e a agricultura tem sido cada vez mais valorizada. No passado, era um trabalho sofrido, mas as coisas estão mudando. Nunca havia se pensado em utilizar drones, por exemplo, para passar veneno nas lavouras, mas hoje a tecnologia tem ajudado bastante.

Hoje os pais precisam investir para os filhos permanecerem no interior, senão, quem continuará a agricultura?”

No campo, a agricultura está se tornando cada vez mais uma atividade familiar, uma herança que é cultivada com amor e dedicação.

 

Comments are closed.