Um parágrafo na vida da Ana

Um parágrafo na vida da Ana

Quando a adolescente Ana Cláudia Rodrigues de Almeida, 16 anos, lançava seu segundo livro, no sábado, 21, em Caxias do Sul, seus familiares e amigos em Santa Rosa e na região também comemoravam. Não se trata apenas de festejar a continuidade da literatura, iniciada precocemente, porque é um sentimento bem mais amplo e que representa a vitória completa de quem venceu um tumor no cérebro na transição da infância à adolescência.

“Ana é um milagre para todos nós, e encontra na escrita uma forma de expressar o que viveu naqueles momentos difíceis, com anotações sobre o que sente hoje, entre seus dramas e seus sonhos. Para ela, e para nós, ‘Parágrafo de uma vida’ é muito mais que um livro sobre e para adolescentes”, explica o jornalista e editor Clairto Martin, sócio da Editora Café Pequeno, que assina a obra.

O primeiro livro, lançado em 2017, em uma festa da Família Rodrigues em Porto Xavier, era uma espécie de diário escrito no período da recuperação da cirurgia para extirpar o tumor. Nele estavam impressas as angústias e esperanças de uma menina de 13 anos que vencia a doença e dialogava com o mundo através das páginas impressas.

Ana jamais parou de escrever. Está aí um segundo livro, que é uma mescla interessante de diário e ensaio para um romance social. Ana olha para além dela e da sua vida. Seus apontamentos são sobre o que a cerca, a família, os amigos, a escola, as histórias que a impactam. À medida que a adolescência se instala, também chegam as desilusões, novos amigos, novos projetos. Então, entre perdas e sonhos, a autora vai se moldando para encarar o futuro e demonstra que a arte, a cultura e a fé sempre estarão em sua bagagem existencial.

No sábado, no lançamento de ‘Parágrafo de uma vida’, Ana foi homenageada pela Academia Caxiense de Letras. A família reside em Caxias do Sul. É a mais jovem autora local a publicar um livro individual. “Conhecer a Ana Cláudia foi algo inspirador, e em nome da Academia e da colega Rita de Cássia, poder homenagear essa menina talentosa é sem dúvida incrível e extremamente necessário. Durante o processo de fazer um livro, muitas vezes pensamos em desistir, deixar de lado, ou então pelas dificuldades na hora de publicar colocar o rascunho na gaveta e nunca mais tirar, mas a Ana, venceu essas etapas, e mesmo tão jovem já se encaminha ao terceiro livro, tenho certeza que para muito em breve” resume Arthur Campagnolo Della Giustina, presidente da entidade literária.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *