ilustra-materia-biotecno-FOTO

Tecnologia da empresa santa-rosense Biotecno conserva a primeira dose da Coronavac aplicada no Brasil

Imunobiológicos como a Coronavac são extremamente sensíveis a variações de temperatura. Seu armazenamento requer condições especiais, em uma faixa de temperatura de 2°C a 8°C, precisão atingida somente com o uso de câmaras científicas. Neste segmento, se destaca no Brasil a tecnologia de uma empresa de Santa Rosa. A tecnologia da Biotecno Refrigeradores e Freezers Científicos, foi fundamental em um dos momentos mais importantes na história da saúde brasileira: a câmara científica que conservou a vacina aplicada na enfermeira Mônica Calazans é um equipamento da empresa, pertencente ao Instituto Adolfo Lutz.

Para garantir a conservação dos imunobiológicos, as câmaras inteligentes Biotecno possuem controle digital de temperatura, backup de energia, conexão à internet para acesso remoto, registram todo histórico de armazenamento via software e realizam até chamadas telefônicas automaticamente se houver qualquer risco. Estes e outros recursos das câmaras científicas inteligentes proporcionam a segurança necessária para conservar vacinas.

Certificação na FDA norte-americana

Recentemente os equipamentos da empresa foram aprovados pela U.S. Food & Drug Administration – FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Conduzido ao longo de vários meses, devido ao rigor da agência reguladora americana, o processo de certificação representa um marco para a indústria do Rio Grande do Sul. “A certificação americana FDA representa a possibilidade de introdução do produto da Biotecno para outras partes do mundo”, afirma Lídia Linck Lagemann, Diretora e Gerente Administrativa da Biotecno.

As câmaras de conservação da Biotecno estão sendo largamente utilizadas pelo sistema de saúde brasileiro no combate à atual pandemia, não apenas para a conservação de imunobiológicos, como também de sangue, coletas e material de pesquisa. Os equipamentos são registrados no Ministério da Saúde e produzidos conforme as Boas Práticas de Fabricação da ANVISA. Inovações da empresa, como a criação do Sistema de Emergência para câmaras de conservação, revolucionaram todo o segmento e fizeram da Biotecno a marca de refrigeração científica mais premiada no País.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *