A Sessão Especial para homenagear o Grupo Escoteiro Arajás, promovida pela Câmara Municipal por indicação do vereador Vitor De Conti, foi assinalada por forte emoção que tomou conta dos presentes. As boas recordações de vivências no escotismo e as amizades nascidas nesse meio ditaram o ritmo das falas que foram encerradas com a “Canção da Despedida”, entoada ao término da solenidade e que impactou os convidados que lotaram o Plenário do Legislativo.
A Menção Honrosa ao Grupo Escoteiro Arajás, em razão dos 50 anos de existência, ressaltou a caminhada desde as ações iniciais desencadeadas por Heitor Celso Barrichello e Sônia Peres, culminando na instalação oficial, em 25 de novembro de 1972. O primeiro presidente foi o empresário Eugênio Oscar Eidt, cujos filhos se fizeram presentes na homenagem. “Eu fui escoteiro e lembro muito bem dos ensinamentos dele, bem como tenho viva lembrança de outros momentos em que ele e outros líderes da comunidade se esforçaram muito para que o Arajás mantivesse suas atividades”, enfatizou o vereador Vitor De Conti em sua fala na tribuna.
O Grupo Escoteiro Arajás se fez presente com expressivo número de participantes à sessão na Câmara, liderado pela diretora-presidente Elisete Uhlik. Crianças, adolescentes e jovens, acompanhados de chefes escoteiros, participaram ativamente da solenidade com salvas de palmas e com suas vestimentas típicas. “Somos uma grande família que se empenha em promover boas ações e cultivar os valores que vêm desde o surgimento do Movimento Escoteiro”, registrou a diretora-presidente.
Somente no Brasil, o Escotismo está presente em 745 cidades, espalhadas em todo o território nacional, reunindo mais de 111 mil participantes. O Movimento Escoteiro criado por Baden-Powell é, por essência, voltado para crianças, adolescentes e jovens, e também é feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários.
O Escotismo incentiva esses jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, melhorando sua autoestima e suas habilidades. Com base nessa vivência eles tomam gosto por se envolver com a comunidade, se transformam em verdadeiros líderes e são instados a construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.