PERSPECTIVAS DE VIDA E TRABALHO EM SANTA ROSA

Perspectivas de vida e trabalho em Santa Rosa

No início do mês de setembro, o Programa Bate Papo-Papo, do Portal Plural, capitaneado pelo Diretor do Portal, Alcides Vicini e a Jornalista Roberta Corrêa, trouxeram para estúdio os empresários Lucas Carpenedo, Presidente do SINDUSCON e Nérison Pavéli, Presidente do SIMME-SR, para uma análise das perspectivas de vida e trabalho em Santa Rosa.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Para Lucas Carpenedo, “as empresas que fazem parte do SINDUSCON, tem hoje, mais de 50 vagas em aberto nas mais diversas áreas e profissões. As pessoas podem ir até o nosso sindicato e receber uma qualificação na área da construção civil de sua preferência. As que já estrão qualificadas são indicadas diretamente as empresas de construção civil que precisam de uma contratação imediata.

Tanto na construção civil como na metalmecânica, a qualificação é gratuita, mas um pouco mais longa, demorada, é preciso mais tempo para treinar um pedreiro, carpinteiro. A qualificação do setor exige que o colaborador também se qualifique por um pouco mais de tempo.”

Outro ponto extremamente importante que foi debatido, é a crescente presença de mulheres nos dois setores, mulheres qualificadas e que vem ocupando seu espaço com muita maestria. Só no setor metalmecânico elas representam hoje 15 % dos colaboradores.

METALMECÂNICA

Segundo Nérison, “as empresas metalmecânicas de Santa Rosa então ampliando as capacidades produtivas, suas estruturas e buscando novos mercados para aumentar as atividades econômicas, , com isso, se faz necessária a capacitação das pessoas, atrair os jovens para este mercado. A FIERGS, lançou um programa em parceria com o SENAI e as empresas para capacitação de pessoas, tendo como critérios: todos os cidadãos que estão desempregados precisam ter algum curso, orientação para determinada área e a qualificação de pessoas que já estão trabalhando nas empresas, para subir cada vez mais nos degraus da empresa.”

PERSPECTIVAS DE VIDA EM SANTA ROSA

“Santa Rosa está de braços abertos para acolher quem aqui quiser vir para trabalhar e morar, temos as vagas e treinamentos. Santa Rosa é um lugar muito bom de se viver, nosso custo de vida é barato, os combustíveis aqui tem um dos menores preços do estado, cesta básica também abaixo de muitos preços praticados, moradia com preços acessíveis, e temos uma variedade de setores que a pessoa pode trabalhar, uma pujança econômica na indústria, comércio e serviços, “salientou Lucas Carpenedo.

Comments are closed.