A mamografia é um importante exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Indicado para mulheres a partir dos 40 anos, o exame é considerado fundamental para o rastreamento de possíveis indícios de câncer. No Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Vida e Saúde são realizadas em média 300 mamografias por mês.
A médica oncologista, Dra. Patricia Marks, explica a importância da realização do exame: “A orientação é que mulheres a partir dos 40 anos façam o exame anualmente, como método de prevenção. Nessa faixa etária, o exame deve ser feito mesmo sem evidência de algum nódulo ou alteração na mama”.
De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 2.762 mamografias no Hospital, o que aponta um aumento em relação ao ano passado, quando foram realizadas 2.670 neste mesmo período. Com a campanha de prevenção ao Câncer de Mama durante o mês de Outubro, a frequência deste tipo de exame costuma aumentar. Em 2021, foram realizadas 421 mamografias neste mês, sendo a segunda maior média mensal do ano.
“Contamos com um equipamento de última geração, com estereotaxia, que possibilita exames com uma alta definição de imagens, possibilitando a visualização mais detalhada de pequenas alterações na mama”, explica o gerente do Centro de Diagnóstico por Imagens, Neri Potrich Júnior. A tecnologia foi adquirida via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).
Além da qualidade do exame, o novo equipamento garante mais conforto e bem-estar aos pacientes, gerando menos desconforto no momento do exame. A mamografia é realizada via SUS – com encaminhamento do município de referência – particular ou convênios.