novo mamógrafo

Mamógrafo com estereotaxia e Cintilografia são novidades no Centro de Diagnóstico por Imagem do HVS

O Hospital Vida & Saúde não para de investir em tecnologia e eficiência, sempre pensando no melhor atendimento ao seu paciente. Dentre as novidades neste início de ano, está a aquisição de um equipamento digital de mamografia com estereotaxia: o Mammomat Fusion da Siemens, que é um sistema de mamografia com tecnologia de ponta criado para melhorar a triagem e diagnósticos.

“A principal vantagem do exame digital é a qualidade gerada, de alta definição, que permite uma visualização mais detalhada das mamas, percebendo as pequenas alterações. Além disso, neste tipo de mamografia as imagens já são geradas digitalmente, permitindo ajustes para melhorar ainda mais a visualização”, explica o supervisor do Centro de Diagnóstico do HVS, enfermeiro Neri Potrich Júnior.

Quem utilizou o novo equipamento garante a diferença no conforto: “O exame foi muito tranquilo. Achei bem melhor em relação aos que fiz anteriormente”, avaliou a paciente Marli Ludtke ao sair da Sala da Mamografia.

Além de aliar tecnologia e mais conforto ao paciente, o novo equipamento é mais um importante avanço no diagnóstico do paciente oncológico. “A aquisição do novo mamógrafo veio para qualificar ainda mais o Centro de Diagnóstico do Hospital, e apresenta mais um recurso importante no atendimento ao paciente oncológico”, destaca a diretora-geral, Vanderli de Barros.

Cintilografia deve começar em breve

Outra novidade que em breve estará disponível a comunidade, é o espaço da Cintilografia – método de diagnóstico por imagem voltado aos pacientes oncológicos. Com 230m² a área destinada a este tipo de serviço abriga um amplo espaço – entre sala de exames, salas de espera, sala de comando e apoios – e está localizada próximo ao setor de Imagem do Hospital.

A expectativa é que em breve, o local esteja em funcionamento. Com isso, os pacientes oncológicos que precisam deste tipo de exame não precisarão deslocar-se mais para outros centros de saúde.

Na Sala de Exames, um equipamento chama a atenção: o Symbia Evo Excel, da Siemens. Com tecnologia de ponta, o aparelho foi adquirido através de projeto submetido em 2017 ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON). Voltado ao paciente oncológico, o serviço prima por dar mais eficiência no diagnóstico por imagem, oferecendo o que há de mais moderno e qualificado ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Rosa e região.

Para o presidente do HVS, Rubens Zamberlan, o novo equipamento representa mais um avanço para a Instituição: “Estamos sempre em busca de novos serviços para nossos pacientes, mantendo a qualidade e a segurança nos atendimentos. A Cintilografia será mais um espaço importante dentro da Instituição, conquistado com muito trabalho e que, em breve, será entregue a comunidade”, enfatiza.

Tanto o equipamento da Cintilografia, quanto o novo mamógrafo foram adquiridos a partir de projetos encaminhados e aprovados no PRONON, que representa um importante aliado na expansão tecnológica do HVS. “A implementação da Cintilografia no Vida & Saúde representa um importante passo de expansão no serviço de Diagnóstico oferecido pelo Hospital, através do nosso Centro de Diagnóstico por Imagem. Com os projetos apresentados e aprovados pelo PRONON, temos conquistado importantes recursos que estão sendo revertidos em tratamentos e serviços mais qualificados aos nossos pacientes”, destaca também a diretora-geral do Hospital, Vanderli de Barros.

A instalação do equipamento já foi concluída e a Instituição aguarda a liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para dar início aos atendimentos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *