A edição de 2023 da Aldeia Sesc Yvy Pytã em Santa Rosa chegou ao fim no último sábado e atraiu mais de 2 mil pessoas durante os cinco dias de programação. De 03 a 07 de outubro, o público pode aproveitar, de forma gratuita, as oficinas educativas, espetáculos teatrais, de dança, música, exibições de filmes e atividades de literatura.
Entre as atrações estavam os espetáculos teatrais para toda família “Entre Loucos”, “O Macaco Malandro”, “CIRCOlando por Aí”, “Bichológico”, “A Cobra Grande”, “Circense” e “Alma Missioneira”, além de apresentações musicais como “Do choro a Bossa Nova: Ritmos e Histórias da MPB”, do Grupo Batuque na Cozinha, que foi a abertura da edição, “Milonguenado”, “Brasilidade” e a apresentação “Entre fronteiras”, de Yangos e Lúcio Yanel. Também foram oferecidas oficinas de artes visuais, de hip hop, capoeira, arte circense, interpretação e MPB, e sessões de cinema em espaços públicos.
As Aldeias Sesc serão promovidas, ainda, em Caxias do Sul, de 04 a 12 de novembro, São Leopoldo, de 08 a 12 de novembro, e Novo Hamburgo, de 16 a 19 de novembro, com diferentes atrações. Passo Fundo também já recebeu sua edição até este domingo, 08. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades”, com o intuito de valorizar diferentes aspectos culturais do País com grupos locais, regionais e nacionais. A identidade visual da edição, a partir disso, foi criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas.
Aldeia Sesc – Aldeias Sesc são eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. No Rio Grande do Sul, ocorrem Aldeias Sesc em Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Rosa.