A ACISAP lançou durante a Fenasoja 2022 o livro “ACISAP 90 Anos”, que conta a história da entidade e do município nas últimas nove décadas, desde a fundação. O evento aconteceu no estande da ACISAP, e contou com a presença da autora, Teresa Christenssen, integrantes de várias gestões da entidade, e autoridades.
Durante a solenidade, Lídia Linck Lagemann, Presidente da ACISAP, entregou em mãos exemplares do livro ao Prefeito Municipal Anderson Mantei, ao Presidente da Fenasoja Elias Dallalba, à autora Teresa Christensen e a ex-presidentes da ACISAP.
Com 433 páginas, o livro apresenta ao público o maior resgate já feito da história da ACISAP. Ao contar a trajetória da entidade desde a primeira gestão, que começou em 1931, os leitores também acompanham o nascimento de Santa Rosa e o progresso do município até a atualidade. A capa do livro foi escolhida por meio de um concurso cultural, que teve como vencedora a obra do artista Rudimar José dos Santos.
De acordo com Lídia, “a professora Teresa conseguiu traduzir em palavras todas as nossas ações, pois foram anos de pesquisa sobre a nossa história, entrevistas e um resgate histórico sem igual”. A atual presidente da ACISAP também defendeu que devemos estudar a nossa história e ensinar nossos filhos sobre a nossa origem, para que eles valorizem Santa Rosa e continuem a trabalhar para desenvolvê-la. O livro está disponível gratuitamente, de forma digital, no site de comemoração aos 90 anos da ACISAP, pelo endereço 90anos.acisap.org.br.
O design do livro e o desenvolvimento do hotsite foram realizados pela agência Soluty Comunicação Estratégica. O projeto ACISAP 90 anos também contou com a participação da editora Maria Celeste Fernandez Corrêa. O projeto que deu origem ao livro “ACISAP 90 Anos” teve realização da ACISAP, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo e Governo Federal. Pela Lei de Incentivo à Cultura, as seguintes empresas entraram como patrocinadoras: Cotrirosa, Pocell, Hidrofer, Metalúrgica Jama, Metalúrgica Marks, Metalúrgica Candeia, Steffen Bebidas, Artus Materiais de Construções e Deisicon Distribuidora. O projeto também contou com o apoio da Agco, Sicredi, Camera e Terramar.