239852528_1948750118622670_6711300508838418751_n

Laboratório do HVS amplia horário de atendimento ao público externo

Neste mês de agosto, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Vida & Saúde ampliou o horário de atendimento para o público externo. Para melhor assistência, o Laboratório está com atendimento a partir das 6h30 até às 18h, sem fechar ao meio-dia. “A ampliação do horário de atendimento foi pensada para que o cliente possa ter mais comodidade e mais facilidade no acesso aos serviços do Hospital”, explica a diretora-geral do HVS, Vanderli de Barros.

Com 174.520 exames realizados no primeiro semestre deste ano, o Laboratório do HVS teve um aumento considerável de produção, já que no mesmo período do ano passado foram realizados 100.697 exames. Além do público externo, o Laboratório realiza as coletas e exames dos pacientes internados e de atendimentos ambulatoriais e do Pronto Socorro. Dentre os exames, 72,46% foram realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento em tecnologia tem sido um dos diferenciais do Setor, que está em funcionamento desde 2018, no primeiro pavimento da Nova Unidade do Hospital. Com o avanço da pandemia, o Laboratório realizou no primeiro semestre de 2021, mais de 2 mil exames PCR – padrão ouro no diagnóstico da COVID-19. Com a aquisição de um novo equipamento em setembro do ano passado, o GeneXpert, o Laboratório conseguiu atender uma demanda importante de exames, disponibilizando resultados em até 24h.

Já neste semestre, o Laboratório contou com a implementação do acesso online aos laudos laboratoriais, da pesquisa de satisfação via celular, e do equipamento point of care Triage® (Alere), utilizado na detecção de marcadores cardíacos, em protocolos de dor torácica. “Este equipamento reduz significativamente o tempo do diagnóstico, uma vez que é utilizado à beira leito, minimizando assim os riscos de danos ao paciente”, explica o farmacêutico-bioquímico Dr. Vilmar Banderó, coordenador do Laboratório.

Aliado a tecnologia, os profissionais do Laboratório passam por constantes treinamentos, estando sempre atualizados. “Estamos em constante busca do aprimoramento de nossas atividades. Nosso compromisso é com a melhoria contínua, a qualidade e a segurança do paciente. As ações se dão através de treinamentos continuados da equipe, políticas de biossegurança, controles interno e externo, investimentos em tecnologia e equipamentos”, ressalta Vilmar.

“Para este ano, o HVS busca um novo objetivo, que é alcançar a Acreditação do Laboratório através do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC 2021) promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)”, finaliza o diretor de Infraestrutura, Rodrigo Calixto.

Comments are closed.