2022011114012716419204876d49f0

Instituto BIOPLANET visita a Câmara

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Cleonice Brinhol (Cidadania), recebeu a visita da presidente do Instituto BioPlanet de Santa Rosa, Srª Márcia Werle, a qual apresentou o projeto de um aplicativo, com sistema integrado de gestão socioambiental para a fronteira noroeste, e que permite ter fácil acesso as informações de integração e processamento das coletas de lixo.

O Projeto tem como finalidade agilizar a efetivação do processo de inserção de dados dos resíduos coletados das estações Bioplanet, que se encontram instaladas em Santa Rosa e em outras cidades da região.

O Instituto BioPlanet, através de parceiros e patrocinadores, busca levar até o cidadão a formação de engajamento sustentável ao projeto, além de formação de pensamento crítico sobre as questões que envolvem os resíduos, e também unindo a isto um desenvolvimento empreendedor, com geração de trabalho e renda, sempre focado na preservação dos recursos naturais presentes e futuros.

Em Santa Rosa, é produzido em média 800gramas diárias de resíduos sólidos por habitantes, sendo produzindo 58,86 toneladas por dia no município. Se os resíduos tiverem a separação e destinação correta, isto possibilita a geração de trabalho e renda para diversas pessoas e famílias e também auxilia na redução dos impactos ambientais futuros.

O instituto em 2021 inaugurou em Santa Rosa 4 estações de recebimento de resíduo, com isso, possibilitou que 14.100,95kg de resíduos tivessem a destinação correta e reaproveitamento. Nos 2 “drive thrus” realizados, 8.044,35kg de resíduos e 3.614,5 litros de óleo também tiveram sua destinação correta; com isso, 3 entidades e recicladores credenciados puderam ser beneficiadas com materiais e recursos.

A Srª Márcia pediu auxílio da Câmara de Vereadores para o projeto, ficando a disposição dos vereadores para apresentar o trabalho da instituição e avaliando de que é possível fazer mais, através do fortalecimento da rede e um maior engajamento na conscientização de toda população, com isso aumentando o volume dos materiais a serem destinados de forma correta.

Assim, a Vereadora Cleonice, agradeceu a visita e enfatizou a importância de se trabalhar as questões ambientais, e em especial, o reaproveitamento de resíduos gerados nas casas das pessoas; enfatizando de que a Câmara de Vereadores poderá se tornar um parceiro importante na divulgação do trabalho realizado pelo Instituto BioPlanet.

Comments are closed.