Com um aroma de “delícias da colônia”, em um ambiente próximo à natureza, o Encontro Estadual de Hortigranjeiros promoveu nesta terça-feira (16/08), em Santa Rosa, o 1º Horti Experience, um circuito que pretende oportunizar a todos a experimentar a essência da feira, resgatar memórias afetivas e valorizar a identidade cultural local. A primeira etapa, realizada na Agroindústria Jek, reuniu uma das principais parceiras do Hortigranjeiros e da comunidade, a imprensa, assim como lideranças locais.
No evento celebrou-se também a contagem regressiva para a 34ª edição do Hortigranjeiros, que acontece de 9 a 13 de agosto de 2023, promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa).
A realização do evento na Agroindústria de Carlos e Dolores Jek foi uma forma também de dar visibilidade ao trabalho realizado pelas agroindústrias familiares da região, sendo que o café colonial servido foi composto por alimentos disponíveis para comercialização no Mercado Público de Santa Rosa.
A identidade do Encontro Estadual do Hortigranjeiros foi reiterada na fala do presidente, Marcos Eduardo Servat, ao lembrar a essência do evento que iniciou na década de 80 e tomou proporções que demonstram o potencial da comunidade local.
A experiência sensorial do 1º Horti Experience, além de contemplar os aromas da produção e a degustação do café colonial, incluiu a visitação às instalações da Agroindústria. Este é o primeiro encontro do circuito, por meio do qual o Hortigranjeiros pretende resgatar sua essência e aproximar a comunidade das potencialidades do meio rural do município.