horizontina

Horizontina é destaque nacional e a melhor do RS no índice de Governança Municipal IGM-CFA

Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 23, à nível nacional o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2022, do Conselho Federal de Administração (CFA).

Horizontina, no grupo 2, sua categoria de município com até 20 mil habitantes e PIB acima de R$ 17.140,00 é o melhor colocado do RS (1º) e o 3º melhor do Brasil, só atrás de Holambra e Potirendaba – SP.

O levantamento inclui dados de 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal, separados por grupos, conforme o número de habitantes e o Pib Per Capita.

“É o Brasil inteiro sendo diagnosticado pela ciência, pela técnica, por indicadores que retratem a realidade brasileira e não mais o achismo”, explica o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, ressaltando que são mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras como o IBGE, Perfil Municipal, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

Horizontina (RS) – 3º lugar no Brasil e 1º RS (G2)

O Índice CFA 2022 consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Para sua elaboração são considerados dados de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança, vulnerabilidade social, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outras, referentes ao ano anterior.

O Grupo 2 onde Horizontina é a Top Gaúcha e 3ª melhor nacionalmente, trata – até 20 mil habitantes e Pib acima de R$ 17.137, uma avaliação entre pelo menos 2 mil municípios.

O que dizem Cunha e Zuleica sobre ranking divulgado

O prefeito municipal Jones Cunha, ao lado da vice-prefeita Zuleica Wehner, avaliam essa colocação: a notícia nos deixa animados, destacou o prefeito, pois não foi qualquer órgão que avaliou, nem foi uma pesquisa que encomendamos. É ninguém mais, ninguém menos que o Conselho Federal de Administradores, que seguindo uma série de indicadores de governança promoveu essa avaliação.

O prefeito recorda ter sido duramente criticado na gestão anterior, quando ao lado do então prefeito Antônio Lajús, eram questionados de estar colocando em risco a gestão municipal pelos investimentos promovidos, entre os quais a compra de máquinas, programa de financiamento para obras de infraestrutura, aquisição do hospital, pagamento do Colégio Cristo Rei, construção do contorno viário, entre outras, que esta avaliação vem comprovar medidas assertivas, pois entre 2.000 municípios que se enquadram no G2, até 20 mil habitantes e mais de 17,1 mil de `PIB percápita, coloca Horizontina em 1º no RS e 3º em nível nacional.

Não há mágica, é mérito de um trabalho sério, de nossos servidores, do comprometimento, do trabalho estruturado, que pode melhorar sempre, mas que nos coloca em destaque, sabendo onde estamos e onde queremos chegar, fazendo com transparência, dentro da legalidade, respeitando o pacto republicano, reforça Jones.

A nota de Horizontina é superior a 8, ou seja 8,26, e os municípios brasileiros que a superaram, tem 8,32 e 8,46 na escala que vai de 1 a 10. Da região, Horizontina é o primeiro no RS e Santa Rosa o 15º.

Comments are closed.