05095303_109340_GDO

Histórico do Comando Ambiental da Brigada Militar

O mundo moderno se inseriu no contexto da proteção Ambiental com mais notabilidade a partir da década de 70 quando, em Estocolmo, foram estabelecidas as convenções que buscavam mudar a consciência Ambiental do mundo.

Mas registros evidenciam que em 1920, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Afonso Emílio Massot, designava uma guarnição para o serviço de policiamento em uma estância em “Irahy”, durante a estação balneária, a fim de evitar a destruição de matas, aves e o abuso de armas de fogo.

Mas o trabalho da Polícia de Proteção Ambiental se tornou oficial em 5 de maio de 1989 com a criação do Grupamento Florestal. Na época, 53 policiais militares foram especializados para a proteção ao meio ambiente, visando atender um convênio do Comando Geral da Brigada Militar e IBAMA. O Grupamento Florestal realizava fiscalizações no Estado em conjunto com técnicos do Órgão Federal.

Em 1991, começaram a aparecer as primeiras Patrulhas Ambientais – as PATRAMs, em Montenegro, Estrela e Pelotas. O convênio com o IBAMA extinguiu em 1993, surgindo então o Esquadrão Ambiental vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada (4RPMon), em Porto Alegre. Ao mesmo tempo em que isso acontecia, também foram criadas PATRAMs em diversas cidades.

Em 22 de Janeiro de 1998, foi criado o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) extinguindo o Esquadrão conforme Decreto Lei nº 38.107/98. A missão era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana, preparando o caminho para incorporar as PATRAMs no interior do Estado. Isso ocorreu em 2001 quando o Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi reorganizado, atuando em sete companhias ambientais e agregando todas as PATRAMs.

Em 2000, foi criada a coordenação técnica das PATRAMs em todo o Estado do Rio Grande do Sul pelo Batalhão de Polícia Ambiental através da portaria nº 085/2000. Com a nova reformulação, em 12 de maio de 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar, dividido em três Batalhões Ambientais: 1º BABM em Porto Alegre, 2º BABM em Santa Maria e 3º BABM em Passo fundo, os três Batalhões foram subdivididos em companhias, pelotões e grupos de Polícia Ambiental que atuam em todos os municípios gaúchos.

O CABM foi instalado oficialmente através da portaria do Comando Geral da Brigada Militar nº 179/EMBM/2005, em 15 de julho de 2005, com sede em Porto Alegre.Teve como primeiro comandante o coronel QOEM Juarez Fernandes de Souza.

O Comando Ambiental da Brigada Militar além da prevenção e fiscalização ambiental, desenvolve Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim que teve início em 2004. A formação dos patrulheiros se dá por meio de palestras, vídeos educativos, atividades didáticas e passeios lúdicos com abordagens temáticas relacionadas à flora, a fauna, aos recursos hídricos, ao ar, aos resíduos sólidos e a cidadania ambiental. Desta forma, o Programa de Educação Ambiental não-formal do CABM é um importante instrumento de gestão que busca sensibilizar a população com hábitos e atitudes preventivas relacionadas ao Meio Ambiente.

Atualmente, o Comando Ambiental tem como comandante o tenente-coronel QOEM Luciano Moritz Bueno, o 1° BABM major QOEM Maurício Ricardo Vieira FLÔRES, o 2° BABM o major QOEM Clademir Machado Flores, e o 3° BABM o major QOEM Laudemir da Rosa Gomes.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *