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Hemocentro com 100% das demandas atendidas

O HEMOSAR – Hemocentro Regional de Santa Rosa encerrou o ano de 2021 com todas demandas atendidas. Os ótimos resultados são fruto do Planejamento Estratégico, proposto pelo Governo Municipal e que vem sendo implementado desde o início do ano passado. Por meio desse trabalho, todos os setores que fazem parte do hemocentro, passaram por análises e adequações, com o objetivo de potencializar os serviços desenvolvidos.

Foram implementadas ações administrativas como definições de parâmetros de estoque para o HEMOSAR. Os parâmetros foram desenvolvidos a partir de um estudo do uso de hemácias por período, banco de dados dos doadores, tabela de tipagem sanguínea do Brasil, entre outros fatores técnicos considerados. Com esse estudo, foi possível equacionar os doadores de sangue de acordo com o estoque necessário, otimizando o tempo e o trabalho dos servidores. Outra ação importante realizada em 2021, foi a organização espontânea de doadores, pela agenda de doação de sangue, desse modo, houve diminuição do tempo de espera do doador que tem seu horário previamente agendado, evitando aglomeração.

O hemocentro passou a ter também um número de WhatsApp para facilitar a comunicação do doador com a equipe, tanto para agendamento como para sanar dúvidas técnicas sobre a doação. Com o planejamento estratégico foi possível criar controles internos e externos de uso consciente do sangue. Em torno de 200 profissionais das agências transfusionais que fazem parte do HEMOSAR, dentre eles: motoristas, agentes administrativos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, enfermeiras e médicos, receberam treinamento e qualificação técnica, administrativa sobre o uso de hemocomponentes. A Gerente do HEMOSAR, Alice Klein destacou a importância do planejamento estratégico para a gestão do hemocentro, “Estamos muito contentes com o desempenho e agora com os resultados em mãos, podemos ver o quão importante foi o planejamento estratégico. Quero agradecer toda equipe que se empenhou para implementar os novos parâmetros e que busca oferecer cada vez mais, um serviço de qualidade para doadores e receptores”.

O hemocentro teve um aumento de 42% em relação a 2020 de novos doadores no banco de dados. Além disso, encerrou o ano com 100% das demandas atendidas, de todos os tipos de hemocomponentes fornecidos pelo serviço e solicitadas pelas agências, ou seja, não teve falta de sangue. Alcançou 100% de aprovação do controle de qualidade dos hemocomponentes oferecidos aos usuários. Todo o processo implementado, mediante o planejamento estratégico, envolve desde os doadores aos receptores dos hemocomponentes. O resultado é positivo e vem mantendo a satisfação dos doadores e o estoque seguro, com qualidade para os 600 mil habitantes dos 52 municípios e 23 hospitais que abrangem o Hemocentro Regional de Santa Rosa.

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