_128237270_hi081467885

Fatos marcantes

por Alcides Vicini

Fatos marcantes, fazem com que certas datas fiquem na nossa memória. O mês de janeiro, até agora, havia duas indeléveis na minha mente: dia 23, porque foi nesse dia que, aos 4 anos, fiquei órfão de pai e o dia 29 que foi o último dia que falei com meu filho Cristiano, antes de ele desaparecer em 2014. Agora, tenho mais um dia deste primeiro mês do ano que ficará fortemente registrado em minha mente: dia 8. Foi neste, segundo domingo de janeiro, que aconteceu a violação da sede dos três poderes da República.

Que coisa embaraçosa para todos os que possuem o mínimo bom senso. Não importa qual a tendência ideológica de cada um. Seja simpatizante do Presidente eleito, ou eleitor do ex-presidente, o fato da invasão é igualmente reprovável por todos. Mesmo os que ficaram desgostosos com o resultado eleitoral, mas que tem senso e convicção democrática, não aprovaram aquela manifestação insensata e animalesca, que destruiu o espaço sagrado dos três poderes. Podemos até questionar e reprovar as decisões dos que o ocupam aquele espaço de Poder. Mas depredar aquelas estruturas públicas foi insensatez revoltante é absolutamente inútil sob qualquer ponto de vista.

Se imaginavam fazer algo em favor do Presidente Bolsonaro, acabaram por criar conexões com fatos anteriores que ao invés de ajudar criaram mais embaraços para o ex-Presidente e sua equipe.

É triste ver, quando pessoas despreparadas se metem a revolucionários, geram consequências desastrosas para si e para todos os que os seguiram.; E neste episódio, pelo inusitado dos fatos, causou predatórias consequências a já combalida imagem do país no exterior.

Mas o brasileiro não se abate. Os responsáveis serão punidos e a vida continua. Até porque o Presidente eleito precisa mostrar claramente que fatos vergonhosos de gestão passada sejam substituídos por ações que venham ao encontro do que espera a população, principalmente as camadas mais carenciadas.

Sou um otimista. Esses episódios serão resolvidos. Acreditamos na capacidade de diálogo do Presidente. Acreditamos que ele possa recompor um clima de confiança e respeito para que todos, independente de ideologia, possamos fazer nossa parte para garantir progresso que gere riquezas para serem repartidas.

Comments are closed.