unnamed

Fato ou fake: saiba mais sobre a quimioterapia oral para câncer de pulmão

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o câncer de pulmão é a neoplasia mais incidente no mundo. Em 2018, foram mais de 2 milhões de casos[i]. Neste mesmo ano, no Brasil, o câncer de pulmão foi o responsável pelo maior número de mortes por câncer.

Dentre os principais fatores de risco para o câncer de pulmão, o cigarro é, de longe, o mais importante e está associado a 85% dos casos. A exposição à poluição do ar, as infecções pulmonares de repetição, a deficiência ou excesso de vitamina A, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a história familiar são outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Uma das formas de tratamento do câncer de pulmão é chamada de quimioterapia oral. Abaixo, o Dr. Carlos Teixeira esclarece alguns fatos e fakes sobre o tema

Atualmente o câncer pode ser tratado com medicamentos orais?

FATO. Nos últimos anos houve um fantástico progresso nos tratamentos para o câncer. Atualmente estão disponíveis medicamentos tomados por via oral, tão eficazes quanto os medicamentos injetáveis. Os tratamentos orais, entretanto não estão disponíveis para todos os tipos de câncer e apenas o médico oncologista pode indicar o melhor tratamento para cada paciente.

É seguro realizar a quimioterapia oral

FATO: Sim, a quimioterapia oral é segura e eficaz. O médico especialista avalia os casos em que é possível indicar esse tipo de tratamento e é responsável por acompanhar a evolução do paciente, assim como acontece nas outras terapias disponíveis para o tratamento do câncer de pulmão.

A quimioterapia oral é mais fraca do que a quimioterapia injetável.

FAKE: Não é verdade. A medicação oral já está consolidada e tem seus resultados comprovados. Estudos clínicos demonstraram que a quimioterapia oral pode ter maior eficácia do que a terapia endovenosa, para determinados tipos de câncer

Realizar o tratamento em casa pode ser mais confortável para o paciente.

FATO: Sim, o tratamento oral agrega conveniência e comodidade à terapia contra o câncer de pulmão. As medicações injetáveis são realizadas em ambiente hospitalar ou em serviços de infusão. Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus e da recomendação de isolamento social, realizar o tratamento em casa confere maior segurança para os pacientes oncológicos, considerados um público mais vulnerável às complicações da Covid-19.

Em alguns casos, a quimioterapia oral pode substituir a intravenosa.

FATO: Sim, porém somente o médico especialista pode fazer esta avaliação e recomendar a melhor opção de tratamento para o paciente.

Estadão

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *