O vereador Vitor De Conti, do Progressistas, voltou a defender a adoção de medidas em benefício dos produtores rurais afetados pela estiagem. Nesta semana, apresentou indicação na Câmara voltada à Secretaria Municipal de Agricultura e também à diretoria do Conselho Municipal de Agricultura para que se crie um programa que fomente a irrigação em pequenas propriedades rurais.
De Conti sugere que os investimentos sejam feitos a fundo perdido ou viabilizados com parcerias que permitam pagamentos com juros subsidiados e prazos alongados. “O objetivo desse pedido é propor ação para desenvolver e potencializar alternativas de renda nas pequenas propriedades rurais, com irrigação de pomares, hortas e pastagens”, explica o vereador.
Engenheiro agrônomo por formação profissional, o vereador Vitor De Conti justifica que os investimentos em irrigação sempre apresentam grandes e permanentes resultados. Também lembrou que existe o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural para subsidiar projetos que gerem renda e melhorem a vida dos produtores rurais.
“Muitas propriedades têm açudes e água, mas há produtores que não dispõem de recursos para comprar os equipamentos de irrigação. É nesse ponto que o Município pode interferir”, complementa o vereador.