Na abertura oficial da ExpoGiruá e Feira do Butiá 2023, foi assinado um termo de convênio entre os municípios de Santa Rosa, Santo Ângelo e Giruá, com o objetivo de garantir a construção de terceiras faixas na ERS-344. Com o acordo assinado, o próximo passo é licitar uma empresa habilitada, para realizar a elaboração do projeto executivo de engenharia.
Santa Rosa ficou responsável por providenciar o convênio e a contratação da empresa que vai elaborar o projeto. No termo, ficou definido que os três municípios irão custear o projeto para terceiras faixas em trechos específicos, orçado em cerca de R$ 400 mil, e farão a doação para o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Sul (Daer/RS). O custo da obra está estimado em cerca de R$ 20 milhões, “Estamos muito contentes em assinar este convênio, em parceria com Giruá e Santo Ângelo. Este projeto vai beneficiar os moradores das três cidades, como também, de toda a população que trafega na ERS-344. É uma obra estruturante e fundamental para o desenvolvimento econômico das regiões das Missões e da Fronteira Noroeste”, destacou Anderson.
As terceiras faixas na rodovia ERS-344, vão ser implementadas no trecho desde o entroncamento com a ERS-162/307 em Santa Rosa, passando por Giruá, até o entroncamento com a BRS-392 em Santo Ângelo, sendo 12,77 km pertencentes ao Município de Santa Rosa, 25,93 km pertencentes ao Município de Giruá e 23,00 km pertencentes ao Município de Santo Ângelo, totalizando 61,70 km de rodovia. O termo de convênio foi assinado pelo prefeito Anderson Mantei (Santa Rosa), prefeito Jacques Barbosa (Santo Ângelo) e prefeito Rubem Weimer (Giruá).