Caminhada de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Caminhada de conscientização da violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social e o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, realizou uma ação em homenagem ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”. Nesta segunda-feira (19), aconteceu uma caminhada de conscientização sobre a importância do respeito e cuidado com a pessoa idosa. A atividade ocorreu da rótula do Nacional até o Centro Cultural.

A iniciativa contou com a presença de cerca de 150 pessoas, dentre elas, vice-prefeito, secretários, alunos, parceiros e líderes de grupos e entidades. Os idosos carregaram faixas e cartazes pelo centro da cidade com mensagens sobre a importância do cuidado com os idosos. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, destacou que o objetivo do evento foi reforçar para que todos se unam para combater e denunciar os crimes contra os idosos, “Parabéns por esse trabalho e por estarem aqui hoje. Vocês são muito importantes para a nova geração, pois trazem sabedoria e ensinamentos aos mais novos. Esta caminhada serviu para reforçar ainda mais o compromisso e a responsabilidade de todos para um envelhecimento digno e com qualidade de vida”.

A Presidente do Conselho do Idoso, Roseli Bess, destacou a importância deste tema para a comunidade, “Quero ressaltar os direitos dos idosos em relação aos tantos tipos de violência que os mesmos sofrem. Não é somente a violência física, mas a violência psicológica, aquela que pode ser através de agressões verbais, ameaças, negligência até mesmo de familiares, assim como o abuso financeiro e golpes. Nossos idosos precisam ser ouvidos e merecem nosso respeito e admiração”. Hoje no Brasil existe uma população de 33 milhões de idosos, 15% total da população. A projeção para 2030 é de que os idosos ultrapassem os jovens em população.

Comments are closed.