atividade-fisica-e-alimentacao-saudavel

Atividade física aliada à alimentação

por SIDNEI TROST, Profissional de Educação Física CREF 022378-G/RS

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade.

Atualmente vivemos em um mundo onde todos almejam a famosa qualidade de vida. Está mais do que bem estabelecido que para que tenhamos saúde é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada. Porém, por mais que o desejo das pessoas seja de ter uma vida saudável, pouco se faz para ter de fato saúde e bem estar. O que torna esse desejo quase que utópico.

As justificativas são diversas, como falta de tempo, maior praticidade em consumir produtos industrializados, não gostar de treinar, etc. Porém, devemos ter a consciência de que ao praticarmos exercício físico, ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável, estamos na verdade praticando saúde!

O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, aliados ao sedentarismo é o grande responsável por diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, entre outras. E esses fatores quando associados a um histórico familiar, faz com que a pessoa seja ainda mais suscetível a essas doenças.

Portando temos nessas duas variáveis, a solução para uma vida mais saudável, prevenindo e auxiliando no controle de doenças.

De fato, há uma grande melhora na vida de quem realiza qualquer tipo de exercício físico, seja corrida, caminhada, musculação, zumba ou uma simples partida de futebol. O importante é manter o corpo em movimento, a mente sã e se cuidar para ter a disposição e energia necessária para as tarefas diárias.

Quer saber como e por quê? Entenda:

Praticar exercícios pode ajudar a melhorar a vida e a saúde, e não só a saúde física. Você sabia que a constante realização de atividades físicas libera duas substâncias importantes na corrente sanguínea?

Dopamina e serotonina, elas trabalham em conjunto e auxiliam o organismo a gerar sensação de bem estar, satisfação e prazer.

Esses hormônios ajudam, entre outras coisas, a combater e prevenir problemas como ansiedade, estresse e depressão.

Dá para notar que as vantagens vão muito além do que se pode imaginar. Realmente há uma melhora na qualidade de vida em um todo. Mas é importante frisar que para ter uma vida realmente equilibrada, é preciso aliar exercícios físicos com alimentação saudável, pois de nada vale focar em um e esquecer de outro.

Os exercícios físicos podem ser praticados por pessoas de diversas idades, Porem devemos buscar a orientação de um profissional em Educação Física, para avaliar e prescrever atividades de acordo com suas características e objetivos.

Temos que ter cuidados básicos antes e depois das atividades físicas, manter-se hidratado e bem alimentado, usar roupas confortáveis e fazer alongamentos, são cuidados que se deve ter para praticar qualquer exercício físico.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *