WhatsApp Image 2023-10-23 at 11.05.58

Aproximando jovens do mundo da ciência

A Uníjui foi palco de um evento que trouxe à tona a paixão pela ciência e inovação de alunos do ensino básico das escolas da região.

O projeto “Ciência para Todos”, proporcionou um espaço para que jovens pudessem mostrar suas habilidades, criatividade e ter contato com experimentos físicos e lógicos de matemática.

“Nós temos o objetivo de mostrar para os alunos do ensino básico e comunidade em geral, que nós temos ciência, física e tecnologia no interior do Estado. Os alunos podem conhecer, experimentar e possam gostar da ciência”, destacou Taciana Enderle, coordenadora do Campus da Uníjui Santa Rosa

Mais de 1500 alunos passaram pelos corredores da universidade e puderam ter contato na prática com o que muitas vezes é visto apenas na teoria dentro das salas de aula. Uma oportunidade para mostrar que a física e a matemática podem ser algo divertido.

Além de terem contato com experimentos, os estudantes de diferentes séries e escolas se uniram para criar projetos e apresentar para a comunidade. Os professores que auxiliam na organização, expressaram alegria em ver a participação de tantas escolas. Enfatizaram a importância de encorajar jovens a se envolverem com a ciência desde cedo, para que possam nutrir mentes curiosas e estimular o pensamento crítico.

“Nós plantamos uma semente na área das exatas e uma delas com toda certeza irá germinar,” disse Nelson Toniazzo – coordenador do projeto “Física para Todos.”

“O objetivo desse evento é mostrar para eles que a matemática é fácil, simples, divertida e construída por todos nós, professores e alunos. Ela está no nosso dia a dia”, encerrou João Sidnei, professor de matemática.

O projeto “Ciência para todos”, mais uma vez mostrou que a educação científica é uma ferramenta poderosa para inspirar jovens e cultivar um interesse duradouro pela ciência. Um evento que não apenas educa, mas também encanta, inspira e desafia todos a explorar as maravilhas do mundo da ciência.

Comments are closed.