O Presídio Estadual de Santa Rosa (PESR) realizou a entrega da primeira bicicleta elétrica, um convênio da unidade prisional com a empresa Gago Bike, que, desde agosto de 2023, utiliza a mão de obra prisional de apenados do regime fechado para montagem do utilitário de transporte.
A empresa, localizada em Santa Rosa, que atua no ramo de equipamentos, peças e acessórios para bicicletas e musculação, já efetuou, em caráter provisório, a contratação de três apenados. A ideia inicial é contar com mais seis no ano de 2024, com o total de nove apenados trabalhando na empresa.
Para o diretor do PESR, Rubesmar Antônio Goebel, “esse projeto tem como objetivo proporcionar qualificação profissional como uma alternativa para a ressocialização, oferecendo não apenas conhecimento, mas também oportunidades de geração de renda e a possibilidade de remissão da pena para os indivíduos privados de liberdade. Ao capacitar os presos, busca-se não apenas transformar suas vidas por meio do aprendizado, mas também criar perspectivas econômicas e facilitar sua reintegração na sociedade.’’