f6af43e1-5ea9-49c5-8fd8-138b3b289b66

AMUFRON: UM LEGADO NA HISTÓRIA

Com o propósito de ser uma entidade representativa dos municípios, foi fundada em 30 de junho de 1964, a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa- AMGSR, objetivando a busca de soluções coletivas, defendendo sempre os interesses municipalistas, que venham estimular o desenvolvimento da Região.

Passados mais de 50 anos, prefeitos apoiados por lideranças regionais entenderam que seria oportuno à mudança do nome da entidade. Desta forma a assembleia de 04 de outubro de 2019, aprovou a proposta de alteração, passando a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa – AMGSR a chamar-se Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON.

A AMUFRON hoje é composta por vinte municípios, mas quando da sua fundação há época Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa – AMGSR , integraram a entidade os municípios de: Alecrim; Candido Godoi;- Campina das Missões; Giruá; Horizontina; Porto Lucena; Santa Rosa; Santo Cristo; Três de Maio; Tucunduva e Tuparendi.

Posteriormente, Giruá migrou para a Associação dos Municípios das Missões, e agregaram-se conforme foram emancipando-se os municípios de: Alegria; Boa Vista do Buricá; Dr. Maurício Cardoso; Independência; Nova Candelária; Novo Machado; Porto Mauá, Porto Vera Cruz; São José do Inhacorá e Senador Salgado Filho.
Sobre isso lembra o ex- prefeito Vicini:

“Praticamente todos os municípios que pertencem a nossa região, foram do município inicial de Santa Rosa, foram se emancipando então passou a se chamar região da Grande Santa Rosa, então todos concordaram e estimularam essa troca de nome para Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, sem privilegiar ninguém independente do tamanho do município”.

A região foi uma das primeiras no estado a visionar a cooperação entre municípios, como ferramenta para alavancar o desenvolvimento. As principais decisões politico/administrativo de interesse regional, sem dúvida foram discutidas e implantadas a partir das decisões da Assembleia de Prefeitos. O fortalecimento da Associação como entidade representativa dos Municípios, ganhou força mediante o trabalho incansável dos presidentes e seus colaboradores.

Atualmente a entidade funciona em prédio cedido através de comodato, pelo Município de Santa Rosa, sito a Rua Sergipe,141 – Centro de Santa Rosa, possui uma equipe bem enxuta, disponível para auxiliar os municípios nos projetos de interesse regional.

Como forma de homenagear a AMUFRON – colhemos alguns depoimentos de ex-prefeitos e presidentes da Entidade, como também, da atual secretária executiva Roseli.

“A AMUFRON desencadeou enormes avanços de desenvolvimento para a região, não estamos falando de meses e sim anos, há 57 anos com todos os prefeitos da nossa regional iniciou essa implantação com muita luta. Assumi a gestão numa situação difícil devido ao COVID-19, principal assunto que trabalhamos desde março, infelizmente, mas precisamos superar, não deixamos de lado outros grandes objetivos que foram elencados, existem inúmeros avanços com grandes obras para nossa região na área da saúde, infraestrutura, aeroporto entre tantos outros”, disse João Rudinei Sehnem, presidente da AMUFRON.

“A AMUFRON congrega diferentes prefeitos eleitos que visam o interesse de uma região, não temos todos os problemas resolvidos, então devemos unir forças, e na associação conseguimos discutir, construir entendimentos. Em audiências no Governo do Estado ou Federal, vamos falando pela região e a representatividade tem outro peso, esse é o grande legado, unir a região em busca de objetivos. Unindo forças trouxemos resultados em favor do conjunto cada um no seu tempo, com os governos de plantão, se buscou com pluralidade política o entendimento e deve continuar foi uma experiência que deu certo”, disse Orlando Desconsi.

“Os desafios são enormes, a cada dia que se passa existem inúmeras demandas que vão mudando com o passar do tempo, agora estamos enfrentando essa triste realidade com a pandemia, mas olhando para frente projetando um novo cenário, buscando alternativas, construindo oportunidades para nossa região. A AMUFRON tem esse objetivo de pensar regionalmente, em nossos municípios desenvolvemos os trabalhos, agora com o objetivo de não competir entre nós e sim unir as forças em prol de mais de 250 mil habitantes, tornando competitivo no estado e a nível Brasil, em questões econômicas, áreas sociais, educação, saúde, com projetos que possam viabilizar nossa região, como área para retomada de grandes investimentos. Os desafios são inúmeros, mas aqui existem pessoas e instituições qualificadas, com uma energia positiva para que possamos dar esse salto que precisamos, mas só conseguimos com planejamento estratégico, ouvindo a comunidade, construindo em conjunto com entidades, unindo as forças politicas, para pensarmos regionalmente”, disse Jones Cunha, vice presidenteda AMUFRON.

“A AMUFRON é um espaço plural onde procuramos juntar as pautas individuais e transformar em pautas coletivas regionais, esse é o grande desafio fazer todos convergir para o mesmo ponto, foram realizados grandes avanços por todos que passaram pela associação, deram o seu melhor fizeram sua parte. Buscamos uma região cada vez mais forte”, disse Vanice Matos.

“Eu fico imaginando lá atrás, quando iniciou a associação, na região não existia nem asfalto, luz elétrica precária, não existia telefone automático para se conseguir ligação levava em média dois dias, a associação surgiu na necessidade de se unir para resolver o que sozinho ninguém conseguia. O grande marca da associação, é servir e procurar resolver”, disse Alcides Vicini.

“Vou completar 10 anos na AMUFRON, cada gestão é um jeito, tem suas prioridades, quando assume uma nova gestão é um gás novo, querer fazer com que as coisas aconteçam rápido, estamos ali para auxiliar, nem tudo é tão fácil e colorido como gostaríamos que fosse. Existem pautas que não conseguimos arquivar de jeito nenhum, elas diminuem a cada ano um pouco e outras continuam. Estamos avançando muito, dentro da associação tem um respeito tão grande entre os prefeitos que é lindo de ver, são de partidos diferentes, com ideais diferentes, mas no momento em que entram na AMUFRON parece que se esquecem as rivalidades políticas e lutam por um objetivo único, resolver o que a região está precisando, tudo o que a região fez pode ter certeza que passou pela associação”, disse Roseli Rost.

Comments are closed.