Tomas realizando diálise com a equipe da tarde

20 anos de tratamento hospitalar e de uma linda lição de vida

“Me sinto feliz! Me sinto grato! Gosto da vida que tenho”

Tomas Schakel

É assim, com sentimento de gratidão que Tomas Schakel fala sobre seus 20 anos – completos neste mês – de tratamento na Hemodiálise do Hospital Vida & Saúde.

Natural da cidade de Doutor Maurício Cardoso, Tomas é um dos mais de 140 pacientes que realizam tratamento no setor. Pelo menos três vezes na semana ele é presença confirmada nas sessões de diálise, mas a história de Tomas vai além: “Além dele já nascer com problemas renais, a vida ainda reservou mais uma série de desafios que acarretaram não só em 20 anos de diálise, como também em centenas de dias internados, diversas intervenções cirúrgicas, milhares de manipulações com sondas e de sessões de Hemodiálise, medicações diárias e uma infinidade de restrições (alimentares e físicas)”, explica a médica nefrologista Dra Caren Gross, que acompanha de perto a história de Tomas.

Aos 35 anos, Tomas é conhecido pela simpatia, sorriso no rosto e pelo carinho com os profissionais do Hospital. “Tomas é um menino que acabou virando amigo mesmo, conheço ele há 17 anos, participando da sua história de vida, suas dificuldades, alegrias e desafios. Ele é um menino gente boa que em toda a diálise se preocupa em sempre trazer uma bala pra me entregar no momento em que vou avalia-lo”, lembra o coordenador da Hemodiálise, enfermeiro Rodrigo Zorzan.

Além de fazer sucesso pelos corredores do Hospital, Tomas também é muito presente nas redes sociais. Após a última cirurgia, realizada em janeiro deste ano, ele permaneceu internado no Hospital por mais de 10 dias. Ao fim deste período de recuperação, fez questão de registrar em suas redes sociais cada visita recebida da equipe, sempre fazendo referência a relação de carinho com cada profissional. “No entendimento de muitos, é impossível viver bem e feliz diante de tudo isto. E aí vem o Tomas, com um sorriso no rosto e espalhando “bom dias” nos corredores e em nossos telefones, mostrando que há como viver feliz sim” lembra a médica Caren Gross.

Sempre de forma leve e bem-humorada, Tomas relata seu dia a dia e suas expectativas nas redes sociais, dando uma verdadeira lição de vida. “Chegar aos 20 anos de hemodiálise é uma conquista muito significativa. Com o apoio de todos consegui completar essa façanha. E agora com mais essa cirurgia que fiz, que foi um presente pra esses 20 anos, vamos pra mais 30 (anos)!”, celebra.

Para quem acompanha de perto, Tomas é mais do que um exemplo de superação. “O Tomas é um “tapa de luva” naqueles que reclamam de problemas e situações, por vezes, tão pequenos. Ele nos mostra, diariamente, a valorizar as coisas da vida, que muitas vezes, por serem pequenas, não percebemos a importância. Talvez a missão de vida dele, seja justamente mostrar, a cada um de nós, a importância da nossa saúde e da nossa vida”, finaliza a nefrologista.

Comments are closed.