Inaugurado o Centro de Práticas Integrativas da FUMSSAR

Inaugurado o Centro de Práticas Integrativas

A Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa inaugurou no dia 29 de dezembro, um espaço criado para Práticas Integrativas, localizado junto ao prédio do CEREST.

Práticas integrativas e complementares em saúde contribuem para avaliação das ofertas de cuidados em saúde, visando estimular alternativas inovadoras e socialmente contributivas para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Dentro do SUS existem 29 práticas e a FUMSSAR iniciará o 2021 com 11 delas: Arte-terapia, terapia floral, homeopatia, terapia comunitária integrativa, shantala, dança circular, REIKI, aureoculoterapia, meditação, massagem e osteopatia. Ainda está previsto até o final de 2022, desenvolver mais 10 práticas, totalizando 21 delas e mais adiante, fechar o ciclo, com todas existentes.

Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica, frisa que o valor total da obra foi de R$ 296.428,00 e que o local foi pensando ainda em 2017, quando iniciou a obra de construção do CEREST. Além disso, destaca que essas 11 práticas serão desenvolvidas por servidores da FUMSSAR. “A medida que aumentarmos os serviços, será implantado o voluntariado e credenciamento para algumas práticas”, comenta.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Delcio Stefan, destaca que a partir de agora, o próximo passo é buscar pessoas voluntárias com formação nestas áreas das práticas integrativas que serão desenvolvidas, para realizar as atividades com os interessados no espaço especial criado pela FUMSSAR para esta finalidade. “Este espaço mostra que a nossa preocupação vai muito além do tratamento tradicional das doenças e sim, oferecer espaços que estimulem habilidades e o bem estar dos nossos usuários”, frisa.

O formulário para preenchimento de cadastro para pessoas interessadas em trabalhar com as práticas estará disponível no site da Fundação (www.fumssar.com.br) a partir do mês de janeiro, mas também podem ligar no 3513-5101 e fazer seu cadastro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *