S4A8SA

Eluir Alimentos, 32 anos de história

No ano de 1988, na Rua Augusto Pestana, no Bairro Cruzeiro, a senhora Eluir Fátima Lamb, que na época trabalhava como funcionária em outras empresas, decidiu empreender e iniciou um negócio no ramo alimentício, inaugurando uma padaria na garagem da própria casa.

O negócio foi crescendo e nove anos depois, em 1997, construí uma padaria na Vila Oliveira, Bairro Central de Santa Rosa. Os filhos ainda pequenos ajudavam no trabalho diário e hoje, 32 anos depois, o filho Tiago gerencia toda a produção da empresa Eluir Alimentos. Atualmente é produzida aproximadamente uma tonelada de alimentos por dia e a empresa é referência regional no ramo da alimentação.

Além de fazer o resgate um breve resgate histórico da empresa, o Jornal Plural entrevistou Carmine Mallmann, que fala descontraidamente sobre as atividades da Eluir Alimentos, sobre os relacionamentos familiares, as dificuldades cotidianas e como estão enfrentando os problemas decorrentes da pandemia do Covid-19.

INÍCIO DA EMPRESA

Carmine Mallmann começou a trabalhar na padaria do Bairro Cruzeiro no ano de 2002, quando namorava com o filho da senhora Eluir Fátima Lamb. Carmine havia entrado na faculdade e necessitava de dinheiro, por isso, aceitou o convite de trabalho do namorado, que mais tarde se tornaria esposo e um dos sócios. Hoje ela e o marido Tiago Lamb são os proprietários da empresa, mas antes de alcançar o sucesso o casal passou por muitos desafios.

O INÍCIO DA SOCIEDADE

Após anos trabalhando na padaria, Carmine Mallmann e o então namorado compraram a parte que pertencia à senhora Eluir Fátima Lamb (sogra), e do irmão de Tiago, tornando-se assim os proprietários. Para melhor administrarem a empresa, ocorreu uma divisão de funções, onde Carmine Mallmann passou a ser responsável pelas lojas e o namorado pela parte da produção, que atualmente emprega 18 funcionários.

CRESCIMENTO

Carmine Mallmann relatou que em 2005 ela e o esposo trabalharam terceirizando a padaria de um mercado e no ano seguinte inauguraram a Eluir Alimentos, na Avenida Rio Branco, em frente ao Banco Bradesco. Atualmente possuem duas lojas, sendo uma no centro e outra na Vila Oliveira, e a Central de Produção (Fábrica) localizada na BR 472.

A LUTA DO CASAL EM BUSCA DO SUCESSO

Carmine Mallmann faz uma reflexão: “sempre falo que para uma relação, tanto de amizade, de amor e até nos negócios, existem algumas palavrinhas chaves, que são respeito e responsabilidade.., tem que ter isso sempre… Eu e meu esposo trabalhamos juntos, mas para vencer qualquer problema ou divergência temos esses alicerces como fundamentais. As pessoas nos perguntam, como é trabalhar um com o outro? Eu respondo que é tranquilo, porque nós estamos divididos por setores dentro da empresa, eu como responsável pelas lojas e ele pela produção, sendo que pouco nos vemos em horário de expediente, mas nos falamos muito por telefone e felizmente está tudo funcionando muito bem.”

RESPONSABILIDADES

“Todos os eventos é comigo, administrar as lojas, gestão com colaboradores, RH tanto de indústria quanto de loja, e nós tentamos fazer tudo da forma mais correta possível, pagando os colaboradores em dia, respeitando as necessidades de cada um deles, pois nós também temos como objetivo vender produtos de qualidade e alcançar um ótimo atendimento nas lojas, sendo portanto essencial que os colaboradores se sintam bem no trabalho que desenvolvem.”

RELACIONAMENTO COM A SOGRA

“A Eluir Fátima Lamb pra mim é uma segunda mãe.., a minha mãe biológica, Maria Síria, amo de paixão, ela faz muitas coisa pra mim, mas a minha sogra me ensinou tantas coisas nos negócios! Agora no último dia das mães postei fotos no Facebook homenageando ambas. As minhas duas mães! A minha sogra, pra mim, é um sinônimo de empresária visionária. Hoje ela opina dentro da empresa e para nós isso é muito bom, ter as nossas mães, os nossos pais, os nossos irmãos, sendo que eles também nos ajudam, porque eu e meu marido trabalhamos focados dentro da empresa, e não temos tempo de observar como está lá fora, o que está acontecendo, qual é a visão dos clientes! As vezes são críticos, mas sempre com vistas a melhorar.., são críticas construtivas. A Minha Sogra Eluir é de suma importância dentro da empresa e sempre trata todos com respeito e responsabilidade.”

O TRABALHO E DESCANSO

“Eu nunca vou me esquecer que em um dos meus aniversários, eram 04 horas da manhã, minha sogra marcou comigo para fazermos cuca! Eu disse, tá bom! Vamos lá! Eram 04h30min e eu estava lá trabalhando e ainda tiramos fotos dela fazendo massa, isso não faz muito tempo, pelo menos uns três anos atrás. Em um domingo fomos colher morangos e ficamos as duas conversando e trabalhando, nós somos muito abertas. Mãe e filha, como ela diz, a filha que não teve. Os morangos são colhidos em uma chácara, onde a sogra reside, com 2.500 pés plantados. Os frutos são usados na padaria. A chácara e os pés da fruta são o relax da sogra.”

EMPRESA COM NOME CONSOLIDADO

“Nós sempre priorizamos por fazer um produto de qualidade, saudável, sempre respeitando aquele princípio que era não usar de tudo simplesmente para ter uma maior durabilidade, por exemplo, os conservantes, porque é um produto feito que pensando nos nossos clientes, com a máxima de não fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que fizessem para a gente. Então, porque que eu vou colocar alguma coisa no meu produto que vai prejudicar a minha saúde? Isso é uma coisa que nós primamos, a qualidade e por não usar esses produtos que fazem mal para o nosso organismo.”

EVOLUÇÃO E DIFICULDADES

“Teve muitos picos e baixas, como a maioria dos negócios, sendo que a loja do Centro e da Vila Oliveira possui clientes distintos, pois na Oliveira são pessoas de idade, já no centro é o pessoal do comércio, geralmente pessoas com pressa. Alguns anos atrás nós tínhamos um sonho de trazer algo diferente para Santa Rosa, algo inovador, e felizmente conseguimos abrir uma terceira Eluir, mas, principalmente eu com uma criança pequena e esse desafio do dia a dia, começamos a cansar e ai veio à proposta de alugar e terceirizar uma dessas lojas, e foi o que fizemos. Então, eu digo que o mundo ele tem os momentos bons e aqueles que você precisa parar, sentar e pensar! Hoje o que você tem que visionar? É o teu dinheiro, teu lucro ou a tua paixão? A tua calma, um pouco da tua paciência? Qual é a hora de botar o pé no freio? A economia ela vai girando e eu sempre digo, tenha o pé no chão! Vamos pensar antes e ai tomar uma atitude. Hoje nós estamos iguais a todos, sentimos as mesmas dificuldades de retração econômica, mas vamos ver o que vai acontecer pois estamos com a cara no Mundo e não podemos desistir jamais!”

TEMPOS DE COVID-19

“Esses dias que o comércio ficou fechado tinha horários que eu ficava sozinha aqui na loja, porque eu dizia para mim mesmo assim: – eu tenho que estar trabalhando. Não posso ficar parada esperando.” A pandemia deu um freio nas vendas apenas no início, quando as pessoas estavam receosas, mas agora já começou a reagir. São épocas, tudo tem ciclo. Eu acredito que esse ciclo dessa pandemia ele vai um pouquinho mais longe, até setembro, mas nós estamos aí com as portas abertas. Os clientes também um pouquinho mais regrados agora, acredito que vamos sair todos ilesos dessa. Vamos resistir.”

PRODUÇÃO

“Na Eluir Alimentos 98% da produção ocorre na BR 472, são poucas coisas compradas de terceiros. No local é produzida uma tonelada de alimentos por dia. Esse trabalho obedece uma escala. Segunda, quarta e sexta é um tipo de produção, terça e quinta, outro tipo, conforme a programação estabelecida. A Eluir Alimentos atende uma demanda muito intensa em várias cidades: Giruá, Horizontina, Santo Ângelo, Três de Maio, Dr. Maurício Cardoso, Tuparendi, Tucunduva, Cândido Godoi, Guarani das Missões, Cerro Largo e outras. A empresa também trabalha com tortas congeladas e geralmente a cada dois meses são entregues em torno de 100 tortas para o Rio Grande que abastece os navios. As duas lojas possuem uma sala de produção, pois o produto sai da fábrica congelado e nas padarias são assados ou fritos e servidos aos clientes. No total a Eluir Alimentos possui 32 colaboradores sendo 10 na loja do centro, 04 na Vila Oliveira e 18 na fábrica.”

FUTURO

“A empresa seguirá existindo, ainda não sabemos bem o formato, mas a Carmine Mallmann e o Tiago são loucos por trabalho e vivem intensamente para as empresas, sempre que sobra tempo, no entanto a nossa prioridade é a família. No futuro pretendemos aproveitar os frutos de tantos anos na labuta. Queremos viajar, pois da mesma forma que gostamos de trabalhar, também queremos nos divertir. Faz uns 12 anos, fizemos uma viagem que era muito sonhada por ambos. Fomos para a Europa, visitamos a Suíça e a Alemanha. Ficamos fora do Brasil por 20 dias, e fomos participar de uma feira na Alemanha, onde foram necessários cinco dias para conhecer todas as novidades. No último dia ainda fazemos uma revisão para ter certeza que não havíamos perdido nada. Ela finalizou a entrevista dizendo: Eu e meu marido um complementa o outro. Tudo flui com naturalidade!”

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *