s5a15sa15sa

COMO EVITAR GOLPES NA INTERNET

Normalmente, não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial e, por este motivo, golpistas vêm concentrando esforços na exploração de fragilidades dos usuários. Utilizando técnicas de engenharia social e por diferentes meios e discursos, os golpistas procuram enganar e persuadir as potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis, ou a realizarem ações, como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.

De posse dos dados das vítimas, os golpistas costumam efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas, abrir empresas fantasmas e criar contas bancárias ilegítimas, entre outras atividades maliciosas.

Muitos dos golpes aplicados na Internet podem ser considerados crimes contra o patrimônio, tipificados como estelionato. Dessa forma, o golpista pode ser considerado um estelionatário.

Em Santa Rosa e região a incidência destes golpes tem aumentado muito, com o registro de inúmeros casos.

Em entrevista ao Portal Plural com a apresentação de Lucian Zorzan Andreola, o Dr. José Gondin Júnior, experiente advogado, faz alguns esclarecimentos importantes contra este tipo de golpe.

Segundo Dr. Gondin, “hoje esta questão aumenta cada vez mais, inclusive no início de 2020, a quadrilha era de duas a três pessoas e isto aumentou bastante, demostrando que se tornou um “negócio” bastante lucrativo aqui na região. É preciso esclarecer que para as quadrilhas, a informação é primordial, e com o tempo eles vêm se aprimorando”.

“Estes golpes de grandes montas que vem ocorrendo começaram no Facebook, por causa disto, há mais de um ano o perfil permanece inalterado. Se você receber um convite de um perfil meio estranho, verifique tudo, amigos em comum, mesmo assim, pode ser uma tentativa de golpe. Eles fazem uma pressão, colocam fotos (aleatórias) de meninas, enviam mais ou menos uns 300 convites, se eles pegarem dois está muito bom. É um perfil fake, que quando a menina de quem foi pega a foto atualiza seu perfil, eles fazem o mesmo. E este perfil fake já vem com um filtro prévio, com homens casados, faixa etária acima dos 40 anos, pela questão econômica, pessoas que tem um know how (saber como ou saber fazer), infelizmente muita gente cai neste golpe”.

É preciso tomar todo o cuidado, selecionar muito bem quem você irá aceitar nas suas redes sociais. “Faço uma pergunta: você abria a porta de sua casa para qualquer um? Fazer isso no facebook é a mesma coisa”, comento o Dr. Gondin Júnior.

Muitas vezes são vistos perfis criados há apenas uma semana, com 2 mil amigos e 40 em comum, o que acaba gerando uma veracidade sobre este perfil, um forte argumento para os golpistas agirem.

AUMENTO DE GOLPES NA PANDEMIA

Para o Dr. Josá Gondin, “durante a pandemia este número de golpes triplicaram, hoje o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior número de golpes. A pandemia trouxe o isolamento social, a dificuldade de interagir, e cada vez mais pessoas caindo neste mundo virtual.”

Estas pessoas são fraudadores, golpistas, e sabem muito bem tocar no ponto fraco das pessoas, elas sabem, através de seu perfil, praticamente toda sua vida, parentes e pessoas queridas.

“De duas situações que tomei consciência, elas eram viúvas, e para uma delas o “rapaz” veio de uma forma que sabia “trabalhar”, mandando fotos, contando histórias, e, em um determinado momento mandou uma foto das partes íntimas, que poderiam nem ser dele, e esta senhora fez o mesmo. Foi o ponto de partida para começar a extorsão, “se você não me mandar R$ 5 mil eu vou divulgar a foto para sua cidade inteira”, e a pessoa fica desesperada. É recomendado que se procure a autoridade policial, pois isso é crime, mas muitas se assustam e não o fazem”, relata Gondin.

COMO IDENTIFICAR SE ESTÁ SENDO VÍTIMA DE UM GOLPE

“Em todas as situações que eu tomei ciência, sempre são várias fotos, mas nunca uma chamada de vídeo, e às vezes nem de áudio. É tão fácil aplicar este golpe que basta você ter fotos, ou seja, as pessoas não estão fazendo o filtro de quem com realmente estão conversando”.

O QUE FAZER SE VOCÊ FOR LESADO

Antes de ser lesado, você tem muitos cuidados a tomar, se você está falando com uma pessoa e ela te exige dinheiro, é crime de extorsão, procure a polícia (delegacia) e denuncie antes de pagar. Existem também questões de estelionatos, falsos boletos, mensagens e links estranhos pelo whatsapp”, destacou.

LEILÃO DE CARROS VIRTUAIS

Segundo o advogado, “o Google deveria fazer um filtro melhor de suas propagandas, elas estão postadas e com destaque, e estão com o domínio .com, que não é registrado no Brasil, depois você não encontra mais.

Já o domínio.com.br, tem uma série de diretrizes que você precisa seguir dentro do Brasil. Este problema é assustador, cada vez mais tem pessoas perdendo dinheiro com isso, são os chamados “leilões de carros virtuais”. Nem todos são golpe, mas algumas diretrizes precisam serem seguidas”.

CASOS NA REGIÃO

“Existem muitos casos na região, em conversa com os policiais, a situação está se tornando alarmante porque as pessoas tem medo de procurar a polícia para não se expor. Não é preciso ter medo, seu nome não será exposto e estará contribuindo para que estes crimes não aconteçam, mas para isso a polícia precisa tomar conhecimento. Se nós adentrarmos nestes casos que eu já vi na prática como advogado, passaremos horas falando”, finalizou.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *