O trabalho é mais do que uma fonte de renda; ele é um alicerce para o desenvolvimento pessoal e social, proporcionando dignidade e identidade. Seguindo esse princípio, o Presídio Regional de Santa Rosa tem firmado convênios com empresas locais, oferecendo aos detentos do regime fechado e semiaberto a oportunidade de desempenharem atividades laborais, contribuindo para a sua reintegração à sociedade.
Uma das empresas parceiras é a Gago Bikes, que iniciou sua colaboração com o presídio em julho de 2023. Atualmente, três detentos trabalham na linha de montagem da empresa. No projeto, os detentos passam de seis a oito horas diárias desempenhando tarefas essenciais para atender à demanda da empresa.
O ambiente de trabalho oferece aos detentos a chance de aprender novas habilidades e, possivelmente, desenvolver uma nova profissão. O supervisor do projeto, ressalta que o convênio não só beneficia a empresa, mas também oferece uma perspectiva diferente para os apenados, que muitas vezes precisam apenas de uma oportunidade para perceber que a vida pode seguir por caminhos distintos.
Atualmente, 80 detentos participam dos convênios estabelecidos com diversas empresas. A parceria tem se mostrado benéfica para ambas as partes, promovendo a reintegração social dos apenados e suprindo a necessidade de mão de obra das empresas envolvidas.
A direção do presídio, diz que esse tipo de atividade, proporciona dignidade e uma nova chance de vida. Fazendo que os detentos possam enxergar um futuro diferente e mais promissor.